Review: Charlie Wilson's War 6*/10


Não fazia parte das minhas prioridades ir ver a última obra de Tom Hanks. Não é que não goste do senhor, longe disso, mas o filme parecia-me mais 1h40 de "blá-blá" e pouco "txa!-txa!". Felizmente, o filme é uma agradável surpresa com bons desempenhos do cast e uma mensagem suficientemente embrulhada e discretamente entregue à nós, audiência.

Mas do que trata esse filme? Bem, Tom Hanks é Charles Wilson, congressista Texano que adora mulheres, beber e, porque não, umas linhas de pózinho branco para manter alegrar a festa. Todos o adoram, e quase todos os outros membros politicos lhe devem favores. Um dia, é contactado por Joanne Herring (Julia Roberts), ex-miss Texas com demasiado dinheiro e tempo nas mãos. Ela pretende que Charlie concentre os seus esforços no Afeganistão que está a viver uma guerra intensa contra os comunistas. Como isto se passa nos anos 80, derrotar os comunistas era prioridade para os Estados Unidos e porque não ter outras pessoas a fazê-lo por eles? Charlie lança-se então numa recolha de fundos e, com a ajuda de Gus Avrakotos (Philip Seymour-Hoffman, genial) membro da CIA e um Ser um pouco exêntrico, procura fornecer aos Afegãs armas potentes capazes de derrotar os helicópteros Russos.

Realizado por Mike Nichols (closer), o filme tem diálogos de qualidade, interpretações credíveis e deixa o espectador divertido e consciente da realidade da época e de como isso afectou o futuro dos E.U e do mundo. O filme não é de todo pro-Americano, mas antes uma critica que somente liga os problemas de segurança modernos dos E.U aos Americanos, aos seus ideais politicos e aos seus erros passados. O filme não tem uma realização particularmente brilhante, mas Mike Nichols é um óptimo director de actores e isso vê-se no ecrã. Arrisquem a ida ao cinema e quem sabe se não saem de lá satisfeitos. Ah! o filme tem mulheres bonitas que se farta, sobretudo no gabinete de Charlie...Mas isso é só para quem ainda estava com dúvidas em relação à ida ao cinema ;) .

Stay Tuned.

0 Bilhete(s):