OST: "The Fountain"& "Requiem For a Dream" by Clint Mansell



Bandas sonoras? Quem não tem por casa uma ou outra? Quem não conhece nomes como Hans Zimmer (Gladiator), James Horner (Titanic), Howard Shore (Lord of the Rings trilogy) ou ainda John Williams e as suas partituras para os filmes de Steven Spielberg ou Georges Lucas? Pessoalmente, acho que estes nomes significam sempre uma banda sonora de qualidade mas raramente de excepção (sejamos honestos, os temas de Williams estão um pouco gastos de tanto ser ouvidos e citados para além de que, o senhor parece repetir-se ao longo dos anos (os temas de Harry Potter soam um pouco à la "Stars wars"). Hoje estou aqui, não para vos falar de Danny Elfman e da sua magnifica colaboração com Tim Burton mas sim, de Clint Mansell e da sua maravilhosa colaboração com Darren Aronofsky. Mansell? Aronofsky? quem são estes, perguntam vocês? É mais do que natural que poucos de vós conheçam estes senhores. Darren Aronofsky é provavelmente o jovem realizador que mais me tem inspirado nos últimos tempos e com somente 3 filmes em seu nome (Pi (1998), Requiem for a Dream (2000), The Fountain (2006) ). Se me permitem, 1 bom filme e 2 obras primas. Mas o que interessa hoje são as bandas sonoras dos 2 últimos. Podem não ter visto os filmes mas de certeza absoluta que já ouviram os temas tocarem ou numa publicidade ou em dezenas de trailers. Sem dúvida que a sua música mais aclamada é a "Summer Overture", usada nomeadamente nos trailers do "Senhor dos Anéis: As duas Torres" (2002, Peter Jackson) ou ainda em "Sunshine" (2007, Danny Boyle).


Comecemos pelo "Requiem For a Dream". Clint Mansell cria uma partitura que mistura clássico e electro que combina a mil maravilhas com a descida aos infernos dos protagonistas do filme. A música é intima, opressiva, schizofrénica e pouco luminosa. Aqui, não há espaço para a esperança, é um verdadeiro "Requiem" em forma de ópera moderno que Clint Mansell compõe e que, com a ajuda do Kronos Quartet, sublinha o desespero que emana do filme. A banda sonora não é um "easy listening", não é daqueles cd's que se põe por casa enquanto se cozinha ou se dá banho ao cão. Aliás, não sei se existe um momento certo para ouvir as faixas que compõe esta banda sonora. Talvez para subliminar a nossa própria solidão ou os nossos momentos mais negros? Hummm poderia ser fatal. Eu, ponho-a enquanto escrevo ou leio. Inspira-me e dá-me uma certa nostalgia dramática.

A sua partitura para "The Fountain" é outra história. Clint Mansell repete a colaboração com o Kronos Quartet e junta-se aos Mogwai para dar vida ao que é definitivamente uma obra maior nas bandas sonoras. De "Requiem..." somente se mantém alguns aspectos mais desesperantes mas, esta banda sonora quer-se romântica, nostalgica e com uma certa dose de esperança. Quem não viu o filme não sabe o que perde, a música torna tudo tão intenso e dramático que se tornam indissociável um do outro. Desta vez a música é mais clássica e orgânica com o piano como instrumento principal. "The Last Man", música de abertura, é triste, bela e profundamente rica em emoções. É dificil falar música à música, a experiência está na escuta do album na íntegra. Destaco somente a magnifica "Death is the road to Awe" e a genialmente triste e bela "Together we will live forever" que encerra o disco. Nunca um piano tinha assombrado os meus pensamentos como este. Não possuir esta OST deveria ser considerado crime contra a Arte. Sem dúvida um album que faz chorar literalmente.

Stay Tuned e oiçam os excertos.










1 Bilhete(s):

Carl disse...

Aqui fica a minha contribuição para o primeiro bilhete!