Review: "The Spiderwick Chronicles" 6*/10


Desde o "Senhor dos Anéis" que somos bombardeados todos os anos com adaptações literárias de fantasia. Entre "As crónicas de Narnia" e outros "Segredo de Terabitia", são várias as adaptações que vão aparecendo nas nossas telas. Admito que não vi a "Bússola dourada" mas, estas "Crónicas de Spiderwick", é provavelmente um filme mais interessante e sobretudo menos hollywoodesco.

A familia Grace acaba de chegar de Nova-Iorque para se instalar na casa de um tio. A casa fica no campo onde a vida é pouco movimentada. Jared (Freddie Highmore) é um jovem um pouco rebelde que não consegue ultrapassar o divórcio da mãe e culpa-a de tudo. A sua irmã e o seu irmão gémeo (também interpretado por Highmore) são mais pacíficos com a situação. Na noite em que chegam, Freddie é atraído por barulhos estranhos em casa e acaba por descobrir um elevador secreto que leva ao escritório do tio, Arthur Spiderwick. No escritório, encontra um livro com uma proibição para ninguém o ler. Curioso por natureza, Jared lê o livro e desperta umas criaturas que têm vivido no meio de nós desde sempre. Essas criaturas são nos invisíveis a não ser que se possui uma lente especial ou que elas desejam serem vistas. Entretanto, Jared descobre que o livro é cobiçado por um ogre que pretende dominar o mundo de fantasia. Como sempre, ninguém acredita em Jared...

Com o trailer, é dificil atrair uma audiência mais adulta ao cinema. Por um lado, soa tudo a "déjà-vu" e por outro, parece demasiado orientado para as crianças. Não vou negar que o filme seja um pouco infantil, mas também é certo que tem alguns trunfos na manga para entreter qualquer um de nós. Primeiro, é bastante fluido, a história (apesar de profundamente cliché) é nos contada sem demasiados tempos mortos. Depois, Freddie Highmore é eficaz no seu duplo papel (a excepção do sotaque...). Para terminar, as criaturas são bastantes interessantes nomeadamente graças a uns efeitos especiais de qualidade. Se quisermos resumir, seria uma pena não dar uma vista de olhos ao filme simplesmente porque parece demasiado infantil. Acreditem em mim, é hora e meia de boa diversão.

Stay tuned.

0 Bilhete(s):