Review: "Sleuth" (Autópsia de um crime) 6*/10


As críticas não foram muito generosas que o último filme de Kenneth Branagh. Este remake de um filme de 1972 com o mesmo Michael Caine (que interpretava a personagem que Jude Law interpretada nesta nova versão) tem, apesar de tudo, certas qualidades.

Um dia, Milo Tindle (Jude Law), dirige-se a casa do excêntrico escritor Andrew Wyke (Michael Caine) para este conceder o divórcio à sua mulher, que agora tem um caso com Milo. Andrew não está muito convencido mas parece querer ceder à proposta caso Milo o ajude a cometer uma fraude contra o seguro da casa...

Creio que seja o máximo que se possa resumir do filme, já que existem algumas reviravoltas e que as aparências não são o que parecem. O filme passa-se quase exclusivamente na casa de Wyke, uma mansão "high-Tec" que dá uma ar futurista ao filme. O núcleo do filme não é o argumento mas sim, as duas personagens. Michael Caine é como sempre um gentleman. É dificil apontar algo a sua personagem que tanto pode ser snob, como amigável, fria e vingativa. Ele já não tem nada a provar a ninguém, é um "dinossauro" do cinema contemporâneo. A surpresa vem de Jude Law que convence numa interpretação recheada de pormenores interessantes, criando uma personagem psicologicamente instável e puramente excitante. Do confronto entre estes dois actores, nasce uma realização demasiado pouco "livre". Devido ao espaço restringido, a acção está quase constantemente em redor dos actores. Por vezes, há planos estranhos e longos que não têm qualquer significado aparente (o inicio do filme foca-se em demasia no sistema de segurança de Wyke, e acaba por tornar-se completamente desnecessário e inutilizado na trama principal). Com a realização pouco inventiva e sem real inspiração, o filme perde pontos e obriga-nos a saciar a nossa curiosidade simplesmente com as personagens e uma fotografia do melhor efeito.

"Sleuth" é uma boa opção par todos os que gostam de boas interpretações ao invés de bons efeitos. É um filme muito teatral que tira partido da sua curta duração e das sólidas personagens. Jude Law confirma ser um bom actor e Michael Caine está fiel a ele próprio ou seja, excelente.

0 Bilhete(s):