Review+Recomendado: "Persepolis" 7*/10


Hoje estava a escrever quando, de repente, fiquei sem inspiração. Ao meu lado, a lista de filmes disponíveis no Alvaláxia. Foi o necessário para a abrir e ver que ainda não tinha visto o "Persepolis". Ninguém pode ir comigo, não faz mal vou sozinho.


Marjan é uma pequena Iraniana, filha de pais comunistas nos finais da décade de 70. O seu país está a atravessar uma fase crítica da sua História. Primeiro a revolução, depois a guerra. Marjan sempre foi muito extrovertida e nunca gostou que lhe roubassem a sua liberdade. Infelizmente, o Irão é um país demasiado limitativo para uma menina como ela e, a medida que cresce, começa a partilhar a sua vida entre a Europa, o Irão e entre os seus ideais e a sua cultura. Podemos, por assim dizer que Marjan vai aprender a crescer e descobrir o mundo pelos próprios olhos...

Filme de animação nomeado ao Óscar da melhor animação (que perdeu em prol de "Ratatouille"), "Persepolis" é um filme singular que mistura drama, humor e acontecimentos históricos tudo em 2D e feito à mão. O filme parece a partida bastante infantil mas, rapidamente, o espectador apercebe-se que os temas abordados são bem mais profundos do que o simples conto. Aqui, em hora e meia, observamos um pedaço de história de um país que sofreu (e ainda sofre) do mal da guerra, da exclusão social e onde a liberdade de expressão é quase nula. A aventura da jovem Marjan é como que um retrato de todos os emigrantes que algum dia tiveram de deixar o seu país para encontrarem-se a si próprios num lugar que na maioria das vezes lhes é hostil. Se há um ponto negativo a realçar é sem dúvida alguma o abuso de asneiras pronunciadas ao longo do filme e que são, na maioria, desnecessárias. Mesmo assim, quem não percebe Francês consegue evitar metade graças a uma legendagem bastante púdica. Menção especial para a banda sonora que é de muito bom gosto.

Bem, se está farto das animações made in Pixar e de toda a tecnologia 3D e procura regressar a uma animação mais clássica mas mesmo assim peculiar ou, se procura um argumento mais adulto ou um retrato daquela sociedade, veja o filme. De qualquer forma, creio que é um bom filme para se ver mas cuidado com as crianças, já que certos temas são bastante adultos e a linguagem não é a melhor (eu aqui a falar e o filme nem sequer existe dobrado...Bem, é um filme para os mais crescidos).

Stay Tuned.

0 Bilhete(s):