Critica: Ed Wood


Ed Wood é um cineasta excêntrico que faz tudo para intergrar o mundo de Hollywood e nunca perde esperança apesar das suas obras mediocres e das criticas incêndiarias. Com um grupo de actores bizarros composto pela rainha dos telefilmes de terror,um lutador colossal Sueco e Bela Lugosi, estrela de filmes de terror que perdeu o brilho há muito tempo, Ed Wood cultiva aarte de fazer maus filmes com paixão. Este Biopic retraça a história do homem que nos deu obras tão estranhas como Plan 9 from outer Spacee que, apesar do pouco talento, sempre fez as coisas com paixão.

Realizado por Tim Burton após "Batman Returns", Ed Wood é provavélmente um dos seus filmes menos conhecidos mas um dos mais pessoais.Ed Wood é considerado por muita gente como sendo o pior realizador que alguma vez meteu os pés num estúdio de cinema em Hollywood, porquêentão fazer um biopic sobre o que, a partida, somente pode ser uma comédia ou um filme paródico? A resposta é muito simples: Paixão...Ed woodtinha uma falta de talento tremenda, mas o que lhe faltava em talento era compensado por uma genuina paixão sobre cinema, e sobre como o fazer. É dessa paixão que o filme retrata sem nunca tentar ridicularizar a pessoa que ele foi. Johnny Depp (uma vez mais sublime) incarna este homem peculiarsem nunca dar um passo em falso. A personagem, apesar de caricata, não era fácil de transpôr sem cair no ridiculo. Ed Wood, para além de ser mau cineasta,adorava vestir roupa de mulher, não porque tinha algum disturbio acerca da sua identidade sexual, mas sim porque amava profundamente as mulheres. O filmeé um verdadeiro hino ao homem que fez tudo para conseguir entrar em Hollywood. Tim Burton nunca escondeu o fascino que tinha por ele, e isso vê-se emcada fotograma filmado num magnifico preto e branco. O elenco que dá vida a esta obra é todo magnifico, desde Sarah Jessica Parker que interpreta a namoradade Wood que é também uma actriz frustrada por não conseguir chegar a fama, até Martin Landau que dá corpo e alma (literalmente) a Bela Lugosi, ex-estrela de terror que agora está preso ao mundo da droga, passando por Bill Murray que faz de braço direito e melhor amigo (assim se pode dizer...) de Ed Wood. Todosestão ao topo, e nota-se que as personagens deram-lhes um certo gozo a interpretar (Martin Landau até levou para casa o Óscar de melhor actor secundário em 1995).O filme está repleto de personagens, décores e histórias bizarras, o que nos leva a pensar que afinal Wood era somente o reflexo do mundo em que vivia. Mas a história não é bem assim, Wood nunca conseguiu entrar para a élite de Hollywood porque sempre foi demasiado sincero e apaixonado e era demasiado fácil para todos passarem-lhe por cima.Sempre viveu à margem da sociedade que o considerava como um "Freak" e não teve outro remedio do que s'aliar a outros "outsiders" para realizar o seu sonho.Com este filme, Tim Burton mostra-nos a face escondida do homem que tem o infeliz titulo de "pior realizador de todos os tempos", mas sempre com carinho e beleza (como todos os freaks da sua filmografia, Edward Scissorhands pode ser considerado o ponto culminante do amor de Burton pelos marginais). Um filme maior na filmografia de Burton.

Conclusão: Uma bela homenagem, cómica e sensivél, sobre um Ser estranho e carismático. Filme que marca a segunda colaboração entre Depp e Burton e também o único filme de Burton que não tem a banda sonora assinada por Danny Elfman (os dois homens chatearam-se por uma coisa menor...Tudo ficou resolvido em Mars Attacks! o projecto seguinte de Burton)tendo esta ficado a cargo (e bem) de Howard Shore (Lord of the rings: trilogy). Um filme que vale a pena descubrir e que conta com um elenco espantoso.





Ed Wood - Trailer


Filme: Ed Wood

Realizador: Tim Burton

Argumento: Scott Alexander, Larry Karaszewski

Cast: Johnny Depp, Martin Landau, Sarah Jessica Parker, Bill Murray

Orçamento: 18 milhões de Dollars

Box-Office: 5,887,457 milhões de Dollars (U.S)

Site: N/A

Nota: 9,5 / 10


DVD
Infelizmente, são raros os paises que tem uma édição deste filme. Até a data, não existe o dvd em Portugal. O que podemos encontrar na minha colecção, é uma édição Belga que é idêntica as outras edições Europeias disponiveis (Alemanha, França, Holanda e Espanha). A imagem é imaculada, o preto e branco é profundo, recortado e não sobre de qualquer ruido. O Som também é muito bom, mas como já se esperava, o surround somente trabalha para a banda sonora ou quase. Sendo uma edição especial, o dvd vem recheado com um comentário audio de Tim Burton, um clip, o trailer e 5 módulos que incluem entrevistas, bastidores e segredos sobre a maquilhagem e a música.

Conclusão: Um dvd de qualidade, em que o consumidor não é enganado e pode usufruir de bónus realmente interessantes. Tecnicamente muito bom, só perde pontos na sérigrafia do dvd que simplesmente muito má (sabem, aquelas sérigráfias tipicas da Warner em que o titulo do filme está escrito no disco em 20 linguas?...)

Edição: Zona 2 (Bélgica)

Audio: DD 5.1 Inglês e Francês

Legendas: Inglês, Francês, Holandês

Caixa: Amaray

Bónus: Comentário audio, clip, trailer, reportagens

1 Bilhete(s):

Kaimor disse...

Hey! How YOU doin' ! Interesting blog . I've got a blog about movie reviews: http://movie-reviews-now.blogspot.com It would be great to exchange links with you ! Thanks and nice working with you... =)