critica: Donnie Darko








Bem, vou começar por postar uma critica a um filme que sempre fez parte dos meus favoritos e que, desde terça-feira, entrou para o meu top 10 (sim, nesse dia o filme bateu forte e feio e ganhou um novo significado). Donnie Darko foi a sensação do cinema independente de 2001 e foi escrito e realizado por um estreante de seu nome Richard Kelly (que entretanto assinou o argumento de “Domino” (2005, Tony Scott) e que já tem prestes a estrear o seu segundo filme “Southland Tales” com Sarah Michelle Gellar, The Rock e Sean William Scott entre outros).

Anos 8 0. Donnie Darko é um jovem de 16 anos pouco vulgar. Inteligente e dotado de uma imaginação fértil, Donnie tem por “amigo” uma pessoa vestida de coelho diabólico chamado Frank. Um dia, após ter conseguido iludir a morte graças a Frank, Donnie é encarregue de cumprir o seu destino castigando e revelando os segredos dos habitantes de Middlesex, a sua cidade. Donnie começa a perder o sentido da realidade quando ainda por cima tem de frequentar uma psicóloga (devido a comportamentos mais violentos) e tem de enfrentar as pessoas que o julgam doido. Ao conhecer Gretchen Ross, por quem se apaixona, Donnie pouco a pouco reencontra a felicidade que pode acabar breve já que Frank anunciou o fim do mundo para dentro de 28 dias 06 horas 42 minutos e 12 segundos.

Filme disponível a um pouco mais de ano e meio no mercado nacional numa edição de 2 discos pelas mãos da New Age, Donnie Darko é um filme que todos nós devemos ver. Quando digo isso, não espero em nenhum caso recrutar novos fãs mas espero conseguir abrir-vos o apetite do que é para mim um dos filmes fantásticos mais elaborados dos últimos anos. Donnie Darko é um filme que trata sobretudo da vida na adolescência, o facto de existirem mundos paralelos ou de referenciar as viagens no tempo é simplesmente complementar. A personagem de Donnie (interpretado pelo excelente Jake Gyllenhaal) somos todos nós. Quem nunca teve problemas com raparigas ou quem nunca foi visto como sendo um pouco “freak”? É no meio desses complexos que a nossa personagem evolui. Ao longo do filme vamos percebendo o quão só Donnie está não porque as pessoas o odeiam, mas sim porque ele é diferente, talvez demasiado inteligente para a sociedade. É por isso então que as pessoas com quem ele se dá melhore são também elas “outsiders” ou têm segredos escondidos. Frank, o coelho maléfico, pode ser visto como sendo a seu lado mais rebelde. Quando ele aparece, a realidade confunde-se com a ficção e entramos no que eu considero ser a realização dos desejos mais obscuros de Donnie que têm a ver com vingança, ódio… Grtechen é por outro lado a sua face mais Humana. Quando Donnie a conhece, pouco a pouco sentimentos mais agradáveis voltam a superfície. Eles entendem-se bem também devido a história de cada um, que faz com que não estejam completamente inseridos na sociedade. No meio dessa busca de identidade, existem relações entre mundos paralelos e viagens no tempo. Quando Donnie evita (sem o saber) a morte, a vida dele vai tomar outro rumo que podia, ou não, estar escrito. Por este tema passa também uma das mensagens do filme que não é mais do que será que existe algo chamado destino? Ou escolhemos quem somos e como vivemos. E se existe o destino, será que o podemos antecipar e alterá-lo ou simplesmente somos obrigados a seguir-lhe o rasto? O filme levanta questões interessantes sobre a sociedade e sobre o Ser Humano frente a vida. É verdade que o filme não evita clichés e personagens estereotipadas (principalmente a prof. de ginástica católica) mas são necessárias para a evolução de Donnie no seio da história. Tudo como é necessária a prof. de literatura/ Inglês (interpretada por Drew Barrymore) que é como uma luz para Donnie já que, à sua maneira, é irreverente e vai contra o esquema politicamente correcto e católico da sociedade.
Como conclusão poderia dizer que Donnie Darko é um filme de camadas. Onde uns vêm uma história sobre viagens no tempo outros, como eu, vêm um retrato sobre a adolescência difícil e os primeiros passos em direcção a vida adulta. Quem não viu o filme, tem de dar uma oportunidade a esta obra que para além do argumento é bem realizada (excelente ambiente durante todo o filme) e tem uma banda sonora de muito bom nível. Após ver o filme pela primeira vez, vão andar a procura de respostas, vão tentar reconstruir o filme de outra forma porque é verdade que ele coloca muitas questões mas dá poucas respostas. Donnie Darko é assim: uma experiência intensa, um filme confuso mas de certo modo coerente servido por uns actores de qualidade e com uma das cenas em que a música (neste caso uma das cenas finais com a música de Gary Jules “Mad World”) cola perfeitamente as imagens mais bela que eu tenha visto ultimamente. Wake-up Donnie…

Donnie Darko Trailer



Filme: Donnie Darko
Ano: 2001
Realizado por: Richard Kelly
Argumento: Richard Kelly
Cast: Jake Gyllenhaal, Maggie Gyllenhaal, Patrick Swazy, Drew Barrymore, Noah Wyle
Orçamento: 4,5 milhões de Dollars
Box-Office: 517,375 mil Dollars (director's Cut: 1,270,522 milhões de Dollars)
Site: Donnie Darko
Nota: 9.5/10





DVD

O dvd que tenho por casa não é a édição portuguesa. O dvd é zona 2 francesa distribuido pela Metropolitan film export e contém somente 1 disco (que por mais estranho que pareça tem exactamente os mesmos bónus que a édição PT em 2 discos). Técnicamente o filme está muito bom, sofrendo apenas alguns problemas de compressão nas cenas mais escuras. A pista sonora DD5.1 VO está muito bem, não se exibindo somente cquando existe música, mas estando presente ao longo de todo o filme criando o ambiente adequado. Ao nivel dos bónus, o comentário audio do realizador acompanhado de Jake Gyllenhaal é sem dúvida um elemento importante para captar pequenos pormenores que nos tenham escapado à visão do filme. As cenas cortadas também trazem certas respostas, mas até é compreensivo a sua não inclusão na montagem final. O facto de não haver macking-of pode aborecer alguns, mas no meu caso não me chateia minimamente pelo facto de ter a certeza que não há grande coisa para mostrar. Um bom dvd para un excelente filme.

Edição: Zona 2 (França)

Audio: Inglês DD5.1, Francês DD 5.1, DD 2.0

Legendas: Francês

Caixa: Amaray

Bónus: Comentário audio, galeria, entrevistas...

4 Bilhete(s):

Carl disse...

Agora só falta a crítica de Requiem for a Dream =P

Ruben disse...

apaz!! tu controla-t!! isto n é nenhum test d estetica LOL :X jokin.. tavas inspirado para escrever n haja duvida! :p
forxa ai!

E.DIRECT disse...

vejo q vc sóh aprendeu a escrever... escreve bem sobre nada. é como ler 20 min. sobre uma pedra... tenta ser sincero com vc mesmo... e não tente vender pedra pros leitores. não sei qual soa mais falso.. o filme ou seu texto. isso é filme de um emo sob efeito de maconha.. e os desavisados entendem isso como algo profundo e original.

Anónimo disse...

UM ROTEIRO DESCOMPROMISSADO COM A REALIDADE
O filme é bom e eu sempre vou gostar, mas não faz sentido fora da cabeça de Donnie Darko, pois o roteiro apresenta furos.
- O "livro" (sete tópicos e duas páginas) disponível na internet de A Filosofia da Viagem no Tempo foi elaborado por Richard Kelly ao longo do filme e lançado depois para embasar o enredo. Então o filme não é baseado no livro. Tremendo Paradoxo.
- Não há nenhuma explicação por que Donnie Darko é escolhido para salvar o universo. É muita coincidência acreditar que a viagem no tempo de motores a jato só irá colidir com o quarto da pessoa que por acaso tem o poder de fixar a corrupção no tempo, é muita fantasia acreditar que o fato do motor cair no quarto de Donnie de alguma forma o dota de poderes de alterar a realidade.
- Nesta linha de raciocíno (pois o filme não tem nenhum compromisso com a realidade), Donnie não tem que matar sua própria mãe e irmã para arrancar o motor do avião. Isto é gratuito, o motor poderia ter vindo de qualquer plano.
- Donnie não tem que queimar a casa de Jim Cunningham, porque não há necessidade de colocar a mãe e a irmã no avião para salvar o mundo, e também ele não precisa participar de uma festa de Halloween, a fim de completar a sua missão.
- Para Donnie completar sua missão, é necessário nesse momento a visita de Donnie e Gretchen a casa da Vovó Morte, pois lá ocorre o acidente e a morte de Frank; Porém, Donnie só vai lá porque experimenta uma compulsão repentina dentro de sua cabeça, uma alucinação que ele tem na festa. Ele e Gretchen poderiam ter ido em qualquer lugar, até na casa de um pai de santo.
- Gretchen não tem necessariamente que morrer e se tornar um manipulado morto. Ela vai morrer de qualquer jeito, porque o universo tangente está prestes a acabar em poucas horas, e Donnie sabe disto: é a primeira coisa que Frank, o coelho diz a ele. Isso é motivação suficiente para Donnie salvar o universo. Os espectadores podem interpretar por que Gretchen precisa morrer (para encontrar Bin Ladden, para Donnie ficar desesperado.. etc). Se mostra como a motivação que falta para Donnie completar sua missão. A melhor inferência seria que Donnie como receptor vivo não pode exercer seus superpoderes, a menos que ele está em profundo desespero ou tumulto emocional (isso no filme, pois os superpoderes não fazem parte da física quântica, ele é quase um super-homem, pois é pura ficção).
-Donnie não precisa atirar no Frank. Embora a revelação de que Frank, o coelho é uma pessoa real que Donnie mata no futuro é chocante e divertida, soa apenas como encenação, de modo algum necessário para a missão de Donnie. Seu espírito-guia poderia ter sido qualquer um.
-Se Frank como espírito guia é a mesma entidade que Frank como sujeito no qual Donnie mata, há um paradoxo de viagem no tempo: como pode o manipulado morto ser o Frank fantasma antes de se tornar o Frank morto? Sendo assim, ele poderia virar um coelho da páscoa e comer cenouras "tangentes" Se o guia espiritual for outra entidade de algum tipo, então por que o exibicionismo em assumir a forma de Frank? Lembrando que isso foi revelado depois do lançamento em Dvd, o diretor, fala mas não assegura nos extras e comentários que existem dois Franks. Um é o espírito que só aparece para Donnie no universo tangente e o outro é o namorado de sua irmã e atropelador de Gretchen (no universo tangente e primário).
-Porque Samantha e a mãe de Donnie sobrevivem a queda do avião no final cuja turbina mata Donnie? Mesmo seguindo um roteiro diferente do filme sem que Donnie não mate Frank, não conheça Gretchen, não queime a casa e revele a pedofilia de Jim, Donnie morreria com a queda do motor do avião, certo? E, Samantha também morreria com a queda do avião, mas não, no final ela está viva. A diferença de Donnie Darko para sDarko é no enredo. Este pode ter péssimas interpretações e pegar carona na obra de Richard Kelly, porém o enredo é coerente e respeita a física-quântica.