Óscars 09: Surpresas? Naaaaaa

Como todo a gente já sabe, ontem (nos States, de madrugada por aqui...) foram entregues os prémios da Academia aos melhores trabalhos cinematográficos do ano passado. Como tem sido hábito nos últimos anos, o meu grupo de amigos criou uma mini Fantasy league onde cada elemnto do grupo "apostou" nos filmes que iriam ganhar. Este ano, decidi que ia ser a obra de Fincher a mais premiada, embora admita que foi mais com o coração do que com a razão que efectuei as minhas apostas...
Hoje de manhã, vi a lista e não podem imaginar a minha desilusão. De todos os nomeados para melhor filme, só não vi o Frost / Nixon e acho que premiarem o "Slumdog Millionaire" foi simplesmente irem atrás do "hype" gerado pelo filme. Acredito que da lista, somente dois merciam competir para o titulo (retirando o fillme citado anteriormente). "Milk" e "The Curiouse Case of Benjamin Button" são dois bons exemplos de filmes merecedores. Se no caso de "Benjamin Button" Fincher regressa a um cinema mais comercial mas sempre com o brilhantismo a que nos tem habituado, "Milk" mostra interpretações de alto nivel e mantém-se um filme muito consistente e sempre interessante. "Slumdog Millionaire" não tem nenhum equilibrio, beneficia de um tratamento original e de cenários pouco vulgares mas, sofre de uma construcção narrativa deficiente e de um sentimento de "too much" durante toda a duração do filme. Admito que estava curioso, Danny Boyle é no minimo eclético e os seus filmes têm o mérito de serem sempre obras curiosas. Infelizmente não aderi a este último filme e creio que a polémica em redor do filme é mais interessante do que a própria obra.
"The reader" é outro caso curioso. Percebo o porquê da nomeação, já que o filme transpira classicismo a cada fotograma. O filme em si é bastante oco, salva-se Kate Winslet que, para mim, mostra sempre trabalho de qualidade. Acredito que a nomeação que ela teve para este filme está mal atribuida já que em "Revolucionary Road" ela está uns palmos acima álias, todo o filme está uns palmos acima deste "The Reader", daí não perceber porquê que a obra de Sam Mendes foi ignorada nestes Óscares.

De resto, não me queixo dos prémios atribuidos. Só esperava que Meryl Streep não levasse o Óscar (com'on... A senhora é uma grande actriz mas recompensar a interpretação em "Dúvida" era uma piada de mau gosto...) e ainda cruzei os dedos para que Fincher ou Van Sant levassem o prémio para realização (mas claro que era muito complicado...). Palmas para Pénelope e Óscar de actriz secundária. Palmas para Sean Penn (apesar de ter votado Rourke) que continua a ser um actor de coragem e sobretudo muito talento.

Para o ano há mais e, quem sabe, pode ser que "Second Life" seja o primeiro filme nacional nomeado (Ok,ok... era uma piada!!!!!! Naaaaaaaaaaaaa #$"%%"$"$"$"%"%%/$"#"#!# )

Stay Tuned.

0 Bilhete(s):